Os espíritos no cinema

A indústria cultural aproveita-se da expansão do espiritismo e já usou o tema em diversas produções. Já postei neste mesmo blog uma seleção feita pelo portal G1, de películas que tragam em sua trama, o suspense, espíritos e mesmo, fenômenos de intercâmbio com estes últimos.


Ai vai mais uma seleção, desta vez, feita pelo portal da revista ÉPOCA Online,
apontando os dez melhores filmes sobre o tema. 
Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)
A imortalidade da alma, a mediunidade e o amor transcendente são os elementos espíritas chaves de Ghost. No enredo, Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal apaixonado. Quando eles estão voltando de uma apresentação de teatro, são atacados e Sam é morto. Recusando-se a ir para outro plano, Sam quer proteger a amada, que também corre o risco de ser morta, já que seu assassinato foi armado pelo amigo e colega de trabalho Carl (Tony Goldwyn). Para se comunicar com Molly, ele utiliza a médium Oda Mãe Brown (Whoopi Goldberg).

Amor Além da Vida (1998)
O filme atém-se a dois pontos importantes da doutrina espírita: os diferentes planos espirituais e a influência dos desencarnados sobre os vivos. No enredo, o neurologista Chris (Robin Williams) e a artista plástica Annie (Annabella Sciorra) perdem os dois filhos em um acidente de carro. Mergulhada em uma profunda depressão, Annie está se recuperando quando o marido também morre. No plano espiritual, Chris acompanha o sofrimento de Annie e tem o auxílio de Albert (Cuba Gooding Jr.) para ajudar a esposa a aceitar os acontecimentos.

O Sexto Sentido (1999)
Relatando a mediunidade e o contato com espíritos, O Sexto Sentido, do diretor indiano M. Night Shyamalan, mostra a relação que o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) estabelece com o garoto Cole (Haley Joel Osment), que possui mediunidade e anda apavorado com os espíritos que o rodeiam. Crowe quer ajudar o menino porque acredita que, só assim, se redimirá da culpa que carrega devido ao suicídio de seu paciente anterior e retomará o relacionamento distante que mantém com a esposa.

Os Outros (2001)
Além das manifestações do mundo espiritual, o espiritismo também estuda a capacidade de a mente criar realidades. E é essa a linha que conduz o longa Os Outros. Grace (Nicole Kidman) mora com seus dois filhos, Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley), em uma isolada mansão e espera a volta do marido, combatente da Segunda Guerra Mundial. Sua vida sofre mudanças e uma série de fenômenos estranhos acontecem com a chegada de novos empregados.

Além da Eternidade (1989)
Assim como em outras religiões cristãs, o espiritismo também acredita na eternidade. A doutrina ressalta, entretanto, a vida após a morte e o alcance de níveis espirituais superiores quando se vencem sentimentos "menores". Nesse longa-metragem, o bombeiro aéreo Pete Sandich (Richard Dreyfuss) morre, em seu último vôo, após salvar a vida de seu melhor amigo, Al (John Goodman). Com a ajuda do espírito Hap (Audrey Hepburn), Pete conhece sua nova realidade e assume uma nova tarefa: servir como "anjo da guarda" de um jovem piloto que deseja ser bombeiro aéreo. O "anjo" cumpre plenamente sua missão até que o protegido Ted se apaixona pela antiga namorada de Pete. O espírito do bombeiro aéreo enfrenta a mais difícil prova: vencer o ciúme e o egoísmo para ajudar na união do novo casal.



O Mistério da Libélula (2002)
Mistério da Libélula mostra, principalmente, a questão da reencarnação e do amor que supera a barreira da morte. Médica da Cruz Vermelha, Emily (Susanna Thompson) é dada como morta após sofrer um acidente na selva venezuelana. Seu marido, o também médico Darrow (Kevin Costner), volta-se totalmente para o trabalho na tentativa de amenizar o sofrimento. Mas fenômenos estranhos acontecem e crianças que ele nunca havia visto lhe passam "mensagens" supostamente enviadas por Emily. O médico decide investigar o desaparecimento da esposa e descobrir qual a mensagem que ela quer enviar.


O Dom da Premonição (2000)
A mediunidade é o elemento-chave de O Dom da Premonição. Annie Wilson (Cate Blanchett) é uma médium que orienta seus clientes tanto espiritualmente como nas ações cotidianas. Ela e sua vidência tornam-se essenciais para a investigação do homicídio de uma jovem em sua cidade.

A Revelação (2000)
Outro filme que também ressalta o dom da mediunidade é A Revelação. No longa, Claire Spencer (Michelle Pfeiffer) percebe fenômenos estranhos em sua casa. O marido, o médico Norman Spencer (Harrison Ford), acredita que a mulher esteja sofrendo de algum distúrbio psicológico e a encaminha ao psiquiatra. Como os tais fenômenos não param de ocorrer, Claire investiga suas premonições e descobre o passado terrível de Norman.

O Grito (2004)
Na cultura japonesa, a palavra "Ju-On" é o nome dado ao espírito de alguém que morreu com raiva e, para se vingar, amaldiçoou o lugar onde faleceu. Todos aqueles que entram em contato com esse lugar também morrerão. Em O Grito,do diretor Takashi Shimizu, a estudante Karen Davis (Sarah Michelle Gellar) vai para o Japão com o namorado a fim de fazer um curso. Ao entrar na casa amaldiçoada, Karen é vítima de uma obsessão espiritual e luta para descobrir o mistério que envolve o local e sobreviver.

Lembranças de Outra Vida (1995)
Não são apenas filmes românticos que tratam da questão da espiritualidade. As comédias também aproveitam o tema e exploram fatos engraçados sobre a reencarnação. Em Lembranças de Outra Vida, o empresário Thomas Johnson (Matthew Modine) morre num acidente de carro. Ele retorna à vida no corpo de Fluke, um cachorro. Aos poucos, lembra-se de sua última existência e procura a família. Quando reencontra a ex-mulher e o filho, Thomas decide protegê-los de seu suposto assassino.


Se você tem alguma outra sugestão de filmes iguais a esses, mande pra gente.


E desses dez indicados, qual você já assistiu e qual sua opinião deles?! Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email utilize o irmaos.docaminho@hotmail.com

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! Muita paz!


Estamos aqui!