1° Festival de Cinema Transcendental em Fortaleza


Inscrições abertas para o Festival de Cinema Transcendental

A mostra competitiva recebe inscriçõs até 15/02 de filmes de até 25 minutos de duração nas categorias ficção e documentário

Carol Macário
@carolmacario_nd
FLORIANÓPOLIS
Divulgação / ND

Cena do filme "Chico Xavier", exemplo do gênero transcendental
Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva de Curta Metragem que fará parte da primeira edição do Festival de Cinema Transcendental, que ocorre de 24 a 27 de março em Brasília. As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro.
Podem participar da Mostra Competitiva filmes de até 25 minutos de duração nas categorias ficção e documentário. Os vencedores serão premiados com o Troféu Luz, no encerramento do festival, dia em que serão eleitos também os ganhadores das categorias Melhor Curta e Melhor Direção e Melhor Curta escolhido por um júri popular.
Para o coordenador do Festival, Lucas de Pádua, esse será um momento de divulgação de novos talentos. “A Mostra servirá para revelar diretores e produtores, interessados em explorar esta temática. Além disso, com a premiação, visamos estimular a produção de vídeos e filmes do gênero”.
Festival Transcendental
Durante o festival serão exibidos longas como “As mães de Chico Xavier”, de Glauber Filho e Halder Gomes, “Ricky”, do diretor François Ozon  e “O Contestado - Restos Mortais”, dirigido por Sylvio Back.
O evento é organizado pela Estação da Luz, produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”. O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar e à busca da religiosidade em cada um. O Festival também se propõe em uma maior aproximação das diversas denominações religiosas.
O tema transcendental
Você sabe o que significa o gênero transcendental? Segundo Lucas de Pádua, “trata-se de um movimento cultural e artístico cujo objetivo é aliar técnicas e conceitos, ou seja, a busca de uma arte mais voltada à solidariedade e a religiosidade.” O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, de amor e caridade.
O tema transcendental é rico de experiências e relatos que afetam o cotidiano e mexem com questões como crenças do imaginário popular, chama a atenção do público para os valores e questões relacionados à vida humana. O gênero traz aspectos esclarecedores para uma das pergunta mais importante que fazemos a nós mesmos: Por que estamos aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email utilize o irmaos.docaminho@hotmail.com

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! Muita paz!


Estamos aqui!